top of page

A importância dos Estilos de Aprendizagem na NOVA ERA do conhecimento



Desinteresse, desmotivação, desrespeito entre outros adjetivos são atribuidos aos estudantes, na atualidade. Mas porque será que esses atributos são tão frequentes?

Uma das possíveis suposições é que, com o advento da internet, ficou muito mais fácil ter o conhecimento, então a escola se tornou um lugar intediante e chato de ser ocupado pelos estudantes.

De fato essa informação é aceita, mas o que se percebe também , além disso é que os professores e os estudantes estão dialogando de maneiras muito distintas, ou seja,

professores e as instituições de ensino, têm utilizado somente a metodologia tradicional (memorização e decoreba de conteúdo) e infelizmente essa metodologia para muitos estudantes que são nativos digitais, promove a desmotivação pela aprendizagem em sala de aula.


Mas, calma - existe uma boa notícia...

Conhecer o modo como o seu estudante aprende é uma das alternativas e os Estilos de Aprendizagem podem contribuir.



Os Estilos de Aprendizagem ajudam a compreender como os estudantes internalizam novos conhecimentos, de modo a avaliar seus domínios afetuosos, cognitivos e físicos. (VECHIA, 2019)


Quando nós professores nos atentamos aos estilos de aprendizagem dos nossos estudantes, nós conseguimos preparar de modo mais assertivo nossas estratégias de aula e usar metodologias que contribuirão mais significativamente com a internalização desses novos conhecimentos.

Nossos estudantes se sentirão mais acolhidos e engajados, pois conseguirão de fato, aprender.

Vechia (2019, p.5) diz quê

"Os estilos de aprendizagem orientam a convergência de como os estudantes selecionam, absorvem, processam ou retém informaçõe. É aceitável que os professores promovam uma constante revisão nas metodologias e estratégias pedagógicas de ensino"(grifo nosso).

Como o autor destaca que, quando o professor tem o conhecimento dos estilos de aprendizagem de seus estudantes, ele revisa as suas metodologias e estratégias de ensino para contemplar o conhecimento dos seus estudantes.

Isso se tornará um ciclo sem fim de benefícios para o ensino e a aprendizagem, pois estaremos contasntemente em sintonia com o nosso estudante e eles estarão em sintonia com os conhecimentos.

Schimitt e Domingues (2016,p.1)

"[...] A necessidade de aperfeiçoar e de tomar mais eficiente o processo educacional torna o conhecimento dos estilos de aprendizagem um fator crucial para auxiliar no aprimoramento do ensino" (grifo nosso).

Podemos observar que outros autores já destacam a importância de se conhecer os estilos de aprendizagem para que esses sejam cruciais para aprimorar o ensino, ou seja, em outras palavras contribuir no uso mais assertivo e eficaz de estratégias e metodologias que gerarão a aprendizagem e proporcionarão a internalização do conhecimento por parte do estudante.



Referências


SCHMITT, Camila da Silva; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 361-385, jul. 2016.


VECHIA, Marcelo Dalla. Orientações quanto ao uso dos estilos de aprendizagem como ferramenta de melhoria no processo de enino e aprendizagem. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul. 2019.





199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page