Desinteresse, desmotivação, desrespeito entre outros adjetivos são atribuidos aos estudantes, na atualidade. Mas porque será que esses atributos são tão frequentes?
Uma das possíveis suposições é que, com o advento da internet, ficou muito mais fácil ter o conhecimento, então a escola se tornou um lugar intediante e chato de ser ocupado pelos estudantes.
De fato essa informação é aceita, mas o que se percebe também , além disso é que os professores e os estudantes estão dialogando de maneiras muito distintas, ou seja,
professores e as instituições de ensino, têm utilizado somente a metodologia tradicional (memorização e decoreba de conteúdo) e infelizmente essa metodologia para muitos estudantes que são nativos digitais, promove a desmotivação pela aprendizagem em sala de aula.
Mas, calma - existe uma boa notícia...
Conhecer o modo como o seu estudante aprende é uma das alternativas e os Estilos de Aprendizagem podem contribuir.
Os Estilos de Aprendizagem ajudam a compreender como os estudantes internalizam novos conhecimentos, de modo a avaliar seus domínios afetuosos, cognitivos e físicos. (VECHIA, 2019)
Quando nós professores nos atentamos aos estilos de aprendizagem dos nossos estudantes, nós conseguimos preparar de modo mais assertivo nossas estratégias de aula e usar metodologias que contribuirão mais significativamente com a internalização desses novos conhecimentos.
Nossos estudantes se sentirão mais acolhidos e engajados, pois conseguirão de fato, aprender.
Vechia (2019, p.5) diz quê
"Os estilos de aprendizagem orientam a convergência de como os estudantes selecionam, absorvem, processam ou retém informaçõe. É aceitável que os professores promovam uma constante revisão nas metodologias e estratégias pedagógicas de ensino"(grifo nosso).
Como o autor destaca que, quando o professor tem o conhecimento dos estilos de aprendizagem de seus estudantes, ele revisa as suas metodologias e estratégias de ensino para contemplar o conhecimento dos seus estudantes.
Isso se tornará um ciclo sem fim de benefícios para o ensino e a aprendizagem, pois estaremos contasntemente em sintonia com o nosso estudante e eles estarão em sintonia com os conhecimentos.
Schimitt e Domingues (2016,p.1)
"[...] A necessidade de aperfeiçoar e de tomar mais eficiente o processo educacional torna o conhecimento dos estilos de aprendizagem um fator crucial para auxiliar no aprimoramento do ensino" (grifo nosso).
Podemos observar que outros autores já destacam a importância de se conhecer os estilos de aprendizagem para que esses sejam cruciais para aprimorar o ensino, ou seja, em outras palavras contribuir no uso mais assertivo e eficaz de estratégias e metodologias que gerarão a aprendizagem e proporcionarão a internalização do conhecimento por parte do estudante.
Referências
SCHMITT, Camila da Silva; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 361-385, jul. 2016.
VECHIA, Marcelo Dalla. Orientações quanto ao uso dos estilos de aprendizagem como ferramenta de melhoria no processo de enino e aprendizagem. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul. 2019.
Comments