top of page

BNCC: Vilão ou Mocinha?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) (BRASIL, 2018) é o documento normativo mais recente que orienta as ações pedagógicas em âmbito nacional. A discussão de um documento com "padrões" para todo o território nacional vem sendo sugerido desde a constituição de 1988 e ganhando forças na formalização da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica) (9394/96). Suas discussões foram mais enfáticas com a aprovação do PNE (Plano Nacional da Educação) (LEI: 13005/2014). A partir desse plano e de suas metas estabelecidas a BNCC (2018) foi sendo estruturada.


Mas por que vilão ou mocinha?


Durante a sua elaboração, foram realizadas discussões com escolas públicas, privadas, universidades públicas e privadas, setor empresarial, organizações não governamentais e diversos especialistas em educação. Acontece que após essa primeira discussão muitos especialistas e universidades, pesquisadores e professores qualificados para apontar melhorias no documento, foram sendo deixados de lado e empresas privadas na área da educação e indústria foram os mais envolvidos o que gerou desconforto na comunidade que estava envolvida nessas discussões. Com isso, chegou-se a conclusão de que muitas inconformidades foram encontradas nesse documento, dentre eles: muitas habilidades em determinadas áreas e poucas noutras; a forma de avaliação não está claramente definida; nenhuma formação para que os professores pudessem trabalhar as competências, as habilidades e outros elementos como projeto de vida; currículo limitado, sem levar em consideração as particularidades regionais do nosso país; múltiplas interpretatividades no que tange competências e habilidades. Esses são alguns dos apontamentos dos quais a BNCC pode ser considerada um "vilã".

Por outro lado, alguns acreditam que a BNCC também pode ser uma "mocinha" apesar de muitas inconformidades. Uma das características é a abordagem por competências e habilidades. Ao abordarmos esses elementos conseguimos identificar se devemos para, recuar ou prosseguir em um determinado processo. A partir delas é possível elaborar atividades de maneira inter ou transdisciplinar já que muitas dessas habilidades são abrangentes e são suporte para mais de um objeto de aprendizagem. É promissor também o desenvolvimento de projetos colaborativos que transcendam os muros escolares e levando o estudante a aplicar em sua realidade o que vivenciou na escola.


Diante disso, acreditamos que a BNCC (2018) é um documento importante que ainda necessita de alguns ajustes, mas que possibilita uma melhora significativa nos caminhos da Educação brasileira.


Referências


AGUIAR, M. A. S. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de voto. In: AGUIAR, M. A.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 8-22.


BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular : educação é a base. Mec, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 04. maio. 2022.


BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação básica. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 04. maio. 2022.


BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de julho de 2014. Disponível em: <https://pne.mec.gov.br/17-cooperacao-federativa/31-base-legal#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2013.005%2C%20DE%2025%20DE%20JUNHO%20DE%202014%20%2D%20Aprova,das%20estrat%C3%A9gias%20objeto%20deste%20Plano.>. Acesso em: 04 maio. 2022.


SILVA, S. N; LOUREIRO, C. F. B. As Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental Ciência & Educação, Bauru, v. 26, e 20004, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/pnkHjbvq7Q65L6Y6HJZQsgg/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 28 marc. 2022.


VEIGA, J. M. Base nacional comum curricular (BNCC) foi tema de debate entre associações científicas em colóquio promovido pela ANPED: novo documento será entregue ao CNE esta semana pelo MEC. Anped: Rio de Janeiro, 27 abr. 2016. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/base-nacional-comum-curricular-bncc-foi-tema-de-debate-entre-associacoes-cientificas-em Acesso em: 30 jun. 2017. <http://www.anped.org.br/news/base-nacional-comum-curricular-bncc-foi-tema-de-debate-entre-associacoes-cientificas-em>.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page