top of page

Como o "Ensino" e "Aprendizagem" acontecem?

Atualizado: 11 de fev. de 2023



No meio acadêmico, nas universidades, nas escolas, nos pareceres pedagógicos, enfim, em todas as esferas relacionadas com a Educação já se ouviu em algum momentos os termos "Ensino" e "Aprendizagem", certo?. Mas você professor, educador, acadêmico de licenciatura, mestrando (a) tem clareza do que esses conceitos querem realmente dizer? Você sabe mesmo como o Ensino e a Aprendizagem acontecem? Foi pensando nesses questionamentos, nas dificuldades em se estabelecer clareza e aplicação desses conceitos que resolvemos criar esse artigo.

Antes de mais nada, vamos tentar diferenciar de maniera simples o que é "Ensino" e o que é "Aprendizagem". Em linhas gerais podemos dizer, que, o Ensino é a relação do professor com o conhecimento. Já a Aprendizagem é a relação do aluno/ estudante com o conhecimento.


Mas o que é esse tal de "Ensino"?


Didaticamente falando, o Ensino é o conhecimento que o professor se apropria durante o planejamento afim de "esmiussar" o conteúdo e levar ao entendimento do estudante para gerar aprendizagem.

Para que o conhecimento chegue ao estudante, esse passa por uma coisa chamada "Transposição Didática (TD)", que é a transformação do conhecimento científico chamado de Saber Sábio (saber elaborado pelos cientistas) em Saber a Ensinar (o que é transformado pelso professor e que se encontra nos livros didaticos, por exemplo) em Saber Ensinado (saber que será de fato entregue aos estudantes de modo que possam formular sua aprendizagem) (POLIDORO;STIGAR, 2010).

Por isso, o professor tem papel importante no Ensino. É ele o responsável por adaptar o conhecimentos científicos em conhecimentos que sejam compreendido pelos estudantes. Essa transposição ou a adaptação feita pelo professor dos conceitos que os estudantes precisam se apropriar, acontece quando ele elabora uma atividade, sistematiza um conceito, propõe uma avaliação, um debate, ou seja, está relacionado com as estratégias de planejamento que levarão ao conhecimento e a aprendizagem do estudante.

"[...]Segundo Chevallard, para chegar à escola o saber científico sofre transformações que o simplificam a fim de convertê-lo em objeto de estudo escolar"(POLIDORO;STIGAR, 2010, p. 6)

É importante ressaltar, que ao simplificar um conteúdo científico, este deve ser feito sem que altere a essência do objeto que será estudado.

"[...] se quiserem dar suporte à aprendizagem que prepara os estudantes para a vida em um mundo complexo, os professores centrados no conhecimento devem prestar muita atenção ao que ensinam e por quê"(DARLING- HAMMOND; BRANSFORD, 2019, p.28).

Apesar de muitos não compreenderem o valor do professor, o seu papel é selecionar quais conhecimentos são importante de serem ensinados e porque de ensiná-los.

"[...] O conteúdo a ser aprendido molda o processo de aprendizagem consideravelmente assim como crenças e experiências preexistentes de diferentes alunos".(DARLING- HAMMOND; BRANSFORD, 2019, p.28)

Aqui os autores explicam que o conteúdo que o professor sleciona para "simplificar" ou moldar, deve ser feito pensando nas difernças de compreenção e experiências que cada estudante traz em sua bagagem de conhecimento (seus conhecimentos prévios, por exemplo). Todos esses são indicios que levarão à aprendizagem.


Mas o que é Aprendizagem?


A aprendizagem está relacionada com ao conhecimento que o estudante irá formular a partid do "Ensino" ou melhor, do planejamento das estratégias e conteúdos selecoinados previamente para aquele estudante.

Quando falamos em aprendizagem, estamos destinando a nossa atenção para as experiências dos estudantes que irão moldar o conhecimento que estará sendo formulado por eles.

Para levar o conhecimento ao estudante e gerar a aprendizagem, o professor planeja as estratégias baseado nas "Teorias de Aprendizagem". Cada teoria, possui elementos que ajudam o professor durante o planejamento. Nelas existem elementos em que o professor se basea para criar as estratégias mais acertivas ao perfil dos estudantes e gerar a aprendizagem.

Além das "Teorias de Aprendizagem" o professor pode observar os"Estilos de aprendizagem" de seus estudantes e apartir disso elaborar um planejamento que fá mais ainda a aprendizagem dos estudantes, já que cada um aprende de uma forma.

Por tanto, podemos enfatizar que o Ensino e a Aprendizagem acontecem mediante ao planejamento por parte do professor que precisa levar em consideração vários elementos como: "esmiuçar" o coneteúdo científicos, as "Teorias de Aprendizagem" e os "Estilos de Aprendizagem", assim o conhecimento gerado por professores e estudantes será mais acertivo.


Referências:


DARLING-HAMMOND, Linda; BRANSFORD, John. Preparando os professores para um mundo em transformação : o que deve aprender e estar apto a fazer. tradução : Cristina Fumagali Montovani ; revisão técnica: Luciana Vellinho Corso. Porto Alegre : Penso, 2019.


POLIDORO, Lurdes de Fátima; STIGAR, Robson. A Transposição Didática: a passagem do saber científico para o saber escolar. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Ensino_religioso/transposicao_didatica.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2022. Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano VI, n. 27, 2010.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page