QUEM SOU EU?
Como tudo começou?
Iniciei minha experiência com a educação no ano de 2011 como estagiária do laboratório de informática, quando cursava sistemas de informação. A escola era a mesma que eu estudei todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano). Durante o estágio me deparei com um sentimento único de acolhimento e gratidão que sentia pelo ambiente. Eu tinha contato com as crianças e professores desde a educação infantil até as series finais. Foi então que meu coração despertou para a licenciatura. Foi partir dessa experiência que repensei o caminho profissional que eu gostaria de seguir.
Ingressei na faculdade de Ciências Biológicas no ano de 2012 e em meados de 2014 comecei a lecionar. Sem experiência, mas com muita vontade, me debruçava nos livros e assistia a vídeo para conseguir realizar boas entregas aos meus estudantes (6º ano ao 3º ano do Ensino Médio). Me formei no ano de 2015 e em 2016 já concluía minha especialização. A partir de então, nunca mais deixei a educação. Trabalhei em mais de 10 escolas públicas estaduais, municipais e privadas. Conheci o funcionamento e o perfil de muitos estudantes e colegas professores e gestores.
No ano de 2018, em uma formação, fui apresentada às metodologias ativas, fiquei encantada com elas. Nesse mesmo ano, amparada pelos autores que discutem as metodologias ativas, me aventurei em um novo desafio, o mestrado profissional. Após muito estudo, viagens incansáveis, conciliadas com família, filhos, pesquisa, uma pandemia e 40h trabalhadas, conquistei o diploma no ano de 2021.
TEMPOS DEPOIS...
Toda essa bagagem que fui adquirindo no decorrer da minha trajetória profissional, me fizeram refletir sobre a "Educação" que temos hoje em nosso país. Essas reflexões, despertaram em mim uma vontade de compartilhar com colegas professores, gestores e estudantes minhas experiências e mostrar-lhes que os processos de ensino e aprendizagem podem ser transformados e contribuírem para a melhorias da nossa educação.
por que tudo isso?
Minha insatisfação com os sistemas de ensino, as mudanças abruptas nos documentos norteadores da educação
básica, a falta de recursos didáticos pedagógicos, o descaso dos estudantes e o despreparo dos profissionais da
educação, abriram portas para que eu refletisse minha postura como educadora. Nessas reflexões percebi que não
adianta apenas reclamar, preciso agir. Quando me retirei da condição de vítima de uma sociedade que repudia a
educação, comecei a buscar aperfeiçoamento, mudar minha postura com meus colegas e estudantes, ouvir e me colocar no lugar de cada um para tentar entender também as suas angústias. Essa mudança de postura e a vinda da pandemia desabrocharam em mim uma vontade de compartilhar boas práticas com meus colegas. Foi aí que surgiu a @profdriele, baseada em outros profissionais da educação. Agora a criação desse site para atender as demandas. Nesse espaço troco ideias, reflexões e dicas de preparo de aulas, de abordagens que visam o ensino e aprendizagem, afim de auxiliar os colegas em suas práticas didáticas.
MINHA MISSÃO
"Transformar positivamente o mundo em que habito"
prof M.a Driele Valiati Ferreira
Driele Valiati Ferreira
@profdriele
Sou Driele, professora de Educação Tecnológica na rede privada, professora de Biologia na rede estadual de ensino de Santa Catarina.
Sou licenciada em Ciências Biológicas pela UNIASSELVI/FAMESUL. Especialista em Metodologias do Ensino de Ciências e Biologia, pela UNIASSELVI. Mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela UDESC/CCT. Técnica em informática com ênfase em linguagem de programação pelo IFC/Rio do Sul.