top of page

O planejamento como caminho para o engajamento



O início do ano letivo para muitos estudantes é incrível. Escola nova, amigos novos, material ecolar com cheirinho de novo.. mas será que para os prof a empolgação é a mesma?

Durante esses anos que leciono percebi que sim. Nós professores, na maioria das vezes chegamos empolgados para o novo ano que se inicia. O que talvez ninguém ou poucos saibam, é que essa empolgação acaba quando chegam as cobranças de entrega do: PLANEJAMENTO ANUAL, SEMANAL ou DIÁRIO. Nesse momento ficamos muitas vezes, atordoádos. E não é porque não achamos importante o planejamento é que na maioria das vezes, as instituições de ensino ao qual somos vinculados, acham que o professor consegue planejar de um dia para o outro. Na verdade conseguimos, o problema é saber se esse planejamento terá elementos suficientes para alcançar o objetivo maior, que é, levar o estudante ao conhecimento, ou seja, a aprendizagem.


O que vou te contar hoje, talvez nem você e nem as instituições de ensino, sabem


"O PLANEJAMENTO É A PARTE MAIS IMPORTANTE PARA LEVAR O CONHECIMENTO AOS ESTUDANTES". Pois é, essa é a grande verdade. E o que também não te contaram é que para "PLANEJAR É PRECISO TEMPO E TEMPO DE QUALIDADE". O planejamento de uma ação pedagógica requer tempo para ser idealizado, gestado e executado. Ao passo que ao final da aplicação requer uma revisão, para ser aprimorado ou modificado, quando necessário.


Planejamento é a relação do Ensino com a Aprendizagem. Ou seja, daquilo que eu quero ou preciso ensinar com aquilo que eu espero que meu estudante aprenda. Dessa forma o momento de planejar exige concentração, estudo do tema, elaborar boas estratégias, pensar nas avaliações e o mais importante, na didática utiliza para transformar todas essas informações em compreesão para o estudante.


Mas como devo planejar?


Para esmiuçar todas essas informações que compõem um planejamento existem diversos modelos. Mas hoje quero te apresentar ao "Planejamento Reverso". Esse modelo de planejamento possui elementos de um planejamento comum, aquele que já utilizamos nas nossas aulas, porém, os elementos são postos inversamente. Mas deixa eu te explicar melhor...

No "Planejameno Reverso" existem 3 estágios.

Iniciamos com o estágio1: "Identificar os resultados desejados". Nesse primeiro estágio, observamos e examinamos os conteúdos curriculares(nacionais, estaduais e municipais) e revisamos as expectativas de aprendizagem. Essa seleção deve ser feita com clareza e objetividade, quanto a priorização de conteúdos e expectativas a serem abordadas já que muitas vezes o tempo é "curto". (WIGGINS; McTIGHE, 2019)

O segundo estágio deve ser o momento de "Determinar as evidências aceitáveis". O planejamento reverso sugere que essas evidências sejam coletadas a partir das avalições já que sõa elas que nos dão suporte necessário para validar e documentar se a aprendizagem foi atingidas.

"[...] "pensar" como um avaliador antes de planejar unidades e aulas específicas e, assim, considerar antecipadamente como irão determinar se os alunos alcançaram as compreesões desejadas" (WIGGINS; MCTIGHE, 2019, p. 18).

O terceiro estágio está relacionado com: "Planejar experiências de aprendizagem e instrução". Aqui é o momento que o professor organiza as metodologias, estratégias, e as

"[...] atividades que irão equipar os estudantes com os conhecimentos e as habilidades necessárias" (WIGGINS; MCTIGHE, 2019, p.18).

Diante disso, é importante destacar que você professor não irá precisar mudar o que você já faz em sala de aula,apenas reorganizar o planejamento de forma que esse possa fazer sentido aos seus estudantes. Esse formato de planejamento tende a engajar significativamente os estudantes, levando-os a compreensão e consequentemente à aprendizagem.





WIGGINS, Grant; McTIGHE,Jay. Planejamento para a compreensão : alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso ; tradução Sandra Maria Mallmann da Rosa ; revisão técnica : Bárbara Barbosa Born, Andréa Schitz Boccia. 2. ed. (ampliada). Porto Alegre : Penso, 2019.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page